UM GIRO NAS ESTATÍSTICAS DE SANTA ROSA DO PURUS


Santa Rosa do Purus é um município brasileiro que fica localizado no centro do estado do Acre.


A população de Santa Rosa do Purus em 2010 era de 4.612 habitantes e a sua área é de 5 981 km² (0,7 hab./km²).

É limitada ao sul com o Peru, a leste com o município de Manoel Urbano e a oeste com o município de Feijó.

O município, juntamente com os seus vizinhos, Manuel Urbano e Sena Madureira faz parte da Regional do Alto Purus.[5] A presença do estado é tão reduzida, que os habitantes deste município se queixam de viver exilados. O ponto de entrada do rio Purus no Brasil dá-se neste município.

A região é povoada por uma grande diversidade ao nível da fauna e da flora, existindo espécies em via de extinção, tais como a onça pintada, ojacaré-açu e a ararinha azul.

As principais atividades econômicas de Santa Rosa dos Purus ainda são a caça e a pesca de subsistência, não havendo, por enquanto, sinais de que estas atividades estejam a prejudicar o meio ambiente.

De modo a oferecer condições mínimas à guarda fronteiriça, o exército começou a construção de instalações médicas e de um aeródromo para aviões de grande porte.


 Foto: Embarcação é o meio de transporte preferido e mais 
barato para se chegar até Santa Rosa do Purus



Rio Purus


“Realmente, o Purus, um dos mais tortuosos cursos d’água que se registram, é também dos que mais variam de leito. Divaga, consoante o dizer dos modernos geógrafos”. (Euclides da Cunha)


Nasce nas colinas do Arco Fitzcarrald, Serra da Contamana (região de Ucayali), no Peru, há aproximadamente 500m de altitude e percorre cerca de 3.300 km até sua foz no Solimões. Com características de rio de baixada, de águas barrentas, rica em sedimentos andinos, é classificado como rio de água branca. Possui um traçado muito sinuoso, cheio de curvas bem fechadas, e drena uma área de aproximadamente 376.000,00 km². Deste total, 73% se encontra no Estado do Amazonas, 21% no Estado do Acre, 5,5% no Peru e 0,5% na Bolívia.
O rio Purus entra no Brasil pelo estado do Acre, no município de Santa Rosa do Purus, passando pelo município de Manoel Urbano, entrando no estado do Amazonas pelo município de Boca do Acre onde recebe as águas do Rio Acre e segue pelo estado do Amazonas até desaguar no rio Solimões.

Lendário Purus

Envolto em mistérios e fantásticas lendas, muitas delas motivadas pelos temores dos antigos desbravadores europeus, outras tantas pelos nativos, seus antigos habitantes e guardiões, o Purus vem cativando a memória ancestral dos povos através dos séculos sem perder seu encanto e seu carisma carregado de fantasias que o alimentam desde seu berço nos contrafortes andinos até a foz no Solimões.




Sem comentários:

Enviar um comentário