Relação entre as perdas ambientais e culturais do curso- Escolas sustentáveis e com - vida





Após a leitura dos textos do eixo III, percebo que o homem está de forma ativa nas mudanças contínua da natureza, não somente para o equilíbrio do ecossistema do planeta, mas também como agente contribuinte da degradação do planeta.
Os recursos do ecossistema estão cada vez mais escarço, devido à ação antrópica nos meio da produção agrícola, industrial, petrolífera, consumismo exagerado principalmente dos países de primeiro mundo, sem contar na interferência climática causada pela poluição, contribuindo para o aquecimento global e efeito estufa. O lixo sem destino adequado tem causado grandes estragados através do chorume contaminando rios, córregos e lençóis freáticos, sendo um dos fatores determinantes para as internações hospitalares e mortes de pessoas que tem adquiridas doenças de veiculação hídricas.
De acordo com Avaliação do Milênio dos Ecossistemas (AM), existem algumas ações que contribuem para nossa sustentabilidade e do equilíbrio do planeta.
1. Prefira veículos com combustíveis alternativos, mais econômicos e menos poluentes, como o etanol, por exemplo.
2. Troque as lâmpadas incandescentes por versões fluorescentes.
3. Prefira eletrodomésticos que tenha avaliação A no selo Procel.
4. Aproveite sempre os dois lados das folhas de papel.
5. Desligue o monitor do computador quando não estiver trabalhando.
6. Evite usar sacolas descartáveis nas compras de supermercado.
7. Sempre que possível, evite utilizar seu carro. Ande mais de bicicleta, caminhe e utilize mais transportes públicos.
8. Calibre sempre o pneu do seu carro e economize combustível.
9. Tente criar uma rede de carona solidária com seus colegas de trabalho.
10. Tenha sempre ums aco de lixo no carro e nunca jogue lixo na rua ou pela janela.
11. Faça coleta seletiva e entregue o lixo para a cooperativa mais próxima ou quando o carro passar coletando.
12. Mantenha uma caneca ou squeze em sua mesa e diminua o consumo de copos de plástico.
13. Não “varra” nada com água, e sim com uma vassoura.
14. Evite banhos demorados.
15. Crie o saudável hábito de substituir o elevador pelas escadas.
IDENTIDADE CULTURAL
Quando pensamos em identidade cultural, logo nos vem à mente uma estrutura fixa e intocável de determinada sociedade ou grupo de pessoas. Será que é esse o verdadeiro significado dessa identidade?
A identidade cultural é vista como uma forma de identidade coletiva característica de um grupo social que partilha as mesmas atitudes. Está apoiada num passado com um ideal coletivo projetado e se fixa como uma construção social estabelecida e faz os indivíduos se sentirem mais próximos e semelhantes. É ela responsável pela identificação e diferenciação dos diversos indivíduos de uma sociedade, sendo está comparada em diversas escalas. A identidade cultural de determinado povo está intimamente ligada à memória deste, mas não pode ser vista como sendo um conjunto de valores fixos e imutáveis que definem o indivíduo e a coletividade a qual ele faz parte. Faz parte do processo de sobrevivência das sociedades a incorporação de elementos novos e isso é o que as mantêm ao longo do tempo.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário