Peixes do Zoológico de Brasília morrem após vazamento de esgoto


Rede ficou sobrecarregada e causou cascata de detritos no lago no domingo (11).
Tucunaré, tilápia e carpa foram algumas das espécies atingidas pela poluição.

Do G1 DF
Comente agora
Biólogos do Zoológico de Brasília recolhem peixes mortos depois de vazamento de esgoto no domingo (11) (Foto: Reprodução/TV Globo)Biólogos do Zoológico de Brasília recolhem
peixes mortos depois de vazamento de esgoto
no domingo (11) (Foto: Reprodução/TV Globo)
Biólogos do Zoológico de Brasília começaram a retirar nesta quarta-feira (14) peixes do Lago do Pirarucu que teriam morrido após o vazamento da rede de esgoto que fica ao lado da lagoa. O vazamento aconteceu com a chuva deste domingo (11) depois que a tubulação ficou sobrecarregada e causou uma cascata de detritos.
A assessoria de imprensa do zoológico informou que o vazamento de esgoto retirou o oxigênio da água do lago e causou a morte dos peixes. O zoológico afirmou ainda que a quantidade de animais mortos é grande. Tucunaré, tilápia e carpa foram algumas das espécies atingidas pela poluição.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informou que técnicos analisam, desde esta terça-feira (13) a água do lago do zoológico para dimensionar o problema causado pelo esgoto e apresentar soluções.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) afirmou que a Caes foi autuada em outubro por causa dos vazamentos na região do zoológico. A companhia teria 30 dias para solucionar o problema, segundo a secretaria. Técnicos do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) retornariam ao zoológico nesta quarta-feira (14) para verificar se o vazamento era o mesmo de outubro.
O diretor do Zoológico de Brasília, José Belarmino Gama, disse, no domingo (11), que o problema com o esgoto é antigo. “Em todas as chuvas se repete essa mesma situação. A quantidade de material orgânico é muito grande e está sobrecarregando o lago”, apontou Gama.

A Caesb informou, por meio de nota enviada no domingo (11), que o transbordamento teria acontecido pela alta quantidade de água pluvial na rede de esgoto. A companhia também disso que ligações clandestinas e excesso de chuva seriam outros motivadores do incidente.

Confira a nota da Caesb na íntegra:
"O transbordamento ocorrido na rede do Zoológico foi provocado pelo excesso de água pluvial na rede de esgoto, em virtude de ligações clandestinas e do excesso de chuva ocorrido no domingo. A Caesb está intensificando a fiscalização e realiza amanhã um seminário com todos os setores envolvidos na questão: 


Do G1 DF

Sem comentários:

Enviar um comentário