A SOS AMAZÔNIA avança mais uma etapa na formação de grupos para planejar a gestão de recursos hídricos no Acre.



A SOS AMAZÔNIA, em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Acre (SEMA), através do Consórcio MABE, promoveu nos dias 09 e 10 de novembro de 2010, mais uma etapa do processo de elaboração dos Planos de Bacias Hidrográficas do Paraná dos Mouras e do Riozinho do Liberdade. No auditório da Universidade Aberta do Brasil, em Cruzeiro do Sul (AC), 39 representantes de associações, sindicatos, organizações não governamentais e órgãos públicos das esferas municipal, estadual e federal participaram do primeiro curso de Gestão dos Recursos Hídricos, de uma série três. O curso forneceu subsídios para o entendimento da complexidade da gestão das águas como bem econômico e discutiu as diversas variáveis para uma gestão compartilhada das bacias hidrográficas pelo poder publico com a sociedade.

Aos participantes foram apresentados e discutidos aspectos conceituais da gestão das águas e dos recursos hídricos, fundamentos para a gestão integrada e participativa, dinâmica natural das águas e dos recursos hídricos (como requisito para o entendimento dos diversos impactos que as ações antrópicas causam considerando as bacias hidrográficas), o ciclo hidrológico, as matas ciliares, principais impactos e problemas causados as águas e aos recursos hídricos, conseqüências e as principais doenças relacionadas ao uso da Água. Aos participantes também foram apresentadas e discutidas a Política Nacional de Recursos Hídricos, a Política Estadual de Recursos Hídricos e o Plano Estadual de Recursos Hídricos e Gestão de Bacias Hidrográficas no Acre. Como produto deste curso, os participantes também construíram o Mapa dos Desafios (impactos e possibilidades) para as duas Sub-bacias.

Também foram parceiras desta atividade: Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul, Prefeitura Municipal de Tarauacá, Prefeitura Municipal de Rodrigues Alves, Universidade Aberta do Brasil e o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade. O Consorcio MABE é formado pela SOS Amazônia, Universidade da Flórida, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia e o Centro de Pesquisas de Woods Hole, e conta com apoio da Agencia dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional – USAID.

Sem comentários:

Enviar um comentário