A Associação Brasileira de Recursos Hídricos - ABRH é uma entidade que tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas ligadas ao planejamento e à gestão dos recursos hídricos no Brasil. Através dos seus associados, a ABRH desenvolve ações de caráter técnico-científico, espinha dorsal da sua atuação, jurídico-institucional e social.
Até recentemente, principalmente em nosso país, a água era considerada como um recurso natural renovável, em geral farto e abundante, e que poderia atender, sem restrições, a quase todas as necessidades que dele viessem a ser requeridas. Sua carência era sentida apenas nas regiões semi-áridas, fato considerado grave, mas natural. Entretanto, a partir da Conferência de Dublin, em janeiro de 1993, a água passou a ser considerada como um recurso finito e, sobretudo, vulnerável. Fundada em 1977, a Associação Brasileira de Recursos Hídricos - ABRH, vem acompanhando, estimulando e participando do despertar da sociedade brasileira para este problema.
À época de sua criação, a ABRH tinha por compromisso editar uma revista técnica especializada e realizar um simpósio nacional a cada dois anos, ambos plenamente atendidos. No caso dos Simpósios, alguns foram realizados em conjunto com a Associação Portuguesa de Recursos Hídricos e o de 1993 reuniu também os países do Cone-Sul. Além da editoração ininterrupta de uma revista técnica de alto nível, a ABRH ampliou sua atividade nessa área através do lançamento da Coleção ABRH de Recursos Hídricos, que hoje perfaz um total de nove volumes, além de seis volumes de "Métodos Numéricos em Recursos Hídricos", dentre outras publicações.
Alinhando-se às mais modernas abordagens da ciência da gestão hídrica, a ABRH inicialmente formada predominantemente por engenheiros civis, ampliou seu quadro de associados com a participação de profissionais das mais diversas formações. Atuando com independência, a ABRH tem procurado servir de fórum de debates e de encaminhamento das soluções das questões na área de recursos hídricos, visando em primeiro lugar atender aos interesses da sociedade como um todo.
Ao associar-se à ABRH, você (profissional ou instituição da área) poderá contribuir para que o planejamento e a utilização dos recursos hídricos sejam efetuados levando em conta seu significado político, social, técnico e econômico. Olhando para o futuro, onde a sociedade se torna cada vez mais exigente quanto aos aspectos da conservação ambiental, poderá também colaborar no equacionamento dos problemas decorrentes da crescente elevação do consumo de água. Por fim, você participará de um amplo intercâmbio de informações técnico-científicas que oferece oportunidade para atualização de conhecimentos e para divulgação das suas atividades.
Sem comentários:
Enviar um comentário